Mascar pastilha elástica sem açúcar? Sim, todos os dias!

Um novo estudo, publicado no American Journal of Dentistry, mostra que mascar pastilhas elásticas sem açúcar diariamente pode ajudar a poupar cerca de 3,3 mil milhões de libras anuais (mais de 3,5 mil milhões de euros) em despesas de saúde oral relacionados com o tratamento de cáries dentárias. Estes são dados britânicos mas que se podem generalizar nos países mais desenvolvidos.

Apesar de ser do conhecimento generalizado a sua prevenção, com a adequada higiene oral, a verdade é que as cáries dentárias afetam entre 60 a 90% das crianças em idade escolar e quase 100% dos adultos de todo o mundo. Assim torna-se imperativo encontrar novas estratégias preventivas: mascar pastilha elástica sem açúcar depois de comer pode ser um passo importante, principalmente em momentos em que não terá possibilidade de lavar os dentes.

Está provado que a pastilha elástica ajuda a neutralizar os ácidos presentes na placa dentária, a reduzir a secura oral e a manter a mineralização dos dentes, reparando a formação precoce de cáries. Aumenta também a produção de saliva, o que ajuda a eliminar as partículas de comida e a restaurar os níveis ótimos de PH na boca de forma mais rápida.

Assim, este é um dos quatro hábitos de higiene orais diários defendidos pela National Dental Hygiene Association dos EUA, em conjunto com a escovagem dos dentes, a utilização de fio dentário e de um elixir oral. Mas atenção! Nunca substitui a escovagem dos dentes, que é o hábito mais importante. Mas que pode dar uma boa ajuda, lá isso é verdade!

 

FONTE: http://www.saudeoral.pt