Ortodôntia

O que preciso para iniciar um tratamento ortodôntico?

A primeira condição para se iniciar um tratamento ortodôntico é saúde oral, ou seja, uma boca sem doenças gengivais, dentes sem cáries e tratados. O segundo passo é a realização dos exames para documentação ortodôntica, que envolve radiografias, fotografias e modelos em gesso das arcadas dentárias.

 


 

A minha higienização muda com aparelhos ortodônticos?

Muda no sentido em que tem de ter uma uma técnica diferente para a higienização, sendo que o cuidado deverá ser o mesmo. Para limpar a os dentes superiores, faça movimentos de “cima para baixo”, e de “baixo para cima” nos dentes inferiores. Depois feche os dentes e faça com a escova movimentos circulares.

Para que a limpeza seja eficaz, utilize sempre o fio dentário, e por fim o “escovilhão” entre os dentes e ao redor dos bráquetes.

A limpeza deve ser feita sempre que comer, portanto, leve consigo sempre uma escova macia. No final, olhe sempre bem no espelho para verificar se os dentes ficaram bem limpos.

 


 

Posso ter cáries ou manchas por causa do aparelho?

A limpeza é um pouco mais difícil  com o aparelho, mas desde que tenha os cuidados com a higiene recomendados (ver “A minha higienização muda com aparelhos ortodônticos?”), não terá qualquer problema.

É muito importante limpar bem à volta dos brackets e na área mais próxima à gengiva.

 



 

Se a sua dúvida não foi esclarecida, não hesite em contactar-me:

O seu nome

O seu email

Contacto Telefónico

A sua dúvida