Saúde Oral na 3ª idade

Hoje falamos de saúde oral na terceira idade: que cuidados ter, quais os problemas mais comuns, quais as soluções a encontrar. Sim, porque há sempre solução!

Com a idade, os problemas mais comuns são as cáries, a doença periodontal (das gengivas), a perda de dentes, alterações na mastigação, desgaste dentário, mucosas sensíveis, alteração da cor dos dentes e diminuição da perceção de certos sabores.

Mas como em todas as idades o importante é a prevenção e tudo começa com os cuidados de higiene oral habituais (lavar os dentes, usar escovilhão e/ou fio dentário, um dentífrico fluoretado e um suplemento de flúor, em bochecho), acompanhados de visitas regulares ao dentista. Mesmo que tenha outros problemas de saúde e tome medicação isso apenas reforça a importância de ir ao dentista, sendo que todo o tratamento dentário poderá sempre ser feito em segurança, desde que informe o médico dentista da sua condição de saúde.

Hoje tentamos ao máximo manter os dentes naturais dos pacientes, que ao serem retirados provocam alterações estéticas, fonéticas e funcionais na boca; e muitos problemas podem ser resolvidos mantendo-os. É comum que com a idade os dentes possam ficar mais amarelos e/ou acastanhados, assim como podem surgir dentes com aspeto longo, devido à retração gengival, ou mais curtos, por causa do desgaste. Todas estas questões são facilmente resolvidas mantendo os dentes naturais.

Quando não é possível salvar os dentes naturais sugerimos então as próteses dentárias, fixas ou removíveis, que evitam as várias alterações bucais faladas acima.

As próteses removíveis ainda continuam a ser as mais comuns, exigindo do idoso alguns cuidados acrescidos de higienização, como a lavagem após cada refeição, complementada com a limpeza da prótese com uma escova especial e um pouco de dentífrico. É também aconselhado remover as próteses durante o sono para que as mucosas descansem durante algumas horas. Devem ser conservadas em água mas associada ao uso de pastilhas desinfetantes comercializadas (meios alcalinos).

As próteses fixas, feitas sobre o dente natural ou sobre implantes dentários, são as opções mais confortáveis e permanentes, simulando quase a 100% a textura e sensação do dente natural no seu encaixe com a boca.

Assim, qualquer idade é ideal para ir ao dentista e cuidar dos dentes, fazendo o máximo para manter os dentes naturais e encontrando a solução para qualquer problema que possa surgir.

 

FONTE: ORDEM DOS MÉDICOS DENTISTAS